Qual a melhor panela?

Comida agarrada à panela? Nem pensar! As panelas antiaderentes nos salvam desta chatice.

Elas são cobertas com politetrafluoroetileno, mais conhecido como Teflon. Felizmente, muitos fabricantes já fazem panelas antiaderentes sem PFOA (acido perfluorooctanoico) que é suspeito de ser carcinogênico.

O problema é que mesmo as panelas sem PFOA podem causar problemas se forem superaquecidas. Acima de 300 graus, é produzido um fumo tóxico, que até pode matar os pássaros em um instante. Inclusive que tem pássaros em casa, prefere geralmente evitar manter panelas antiaderentes em casa. Uma panela vazia pode alcançar 260 graus Celsius em menos de 2 minutos! Reparem que está geralmente escrito na embalagem das panelas antiaderentes um alerta para usá-las apenas em lume brando. Coisas acontecem… quem nunca esqueceu uma panela no fogão por alguns minutos?

O que usar então?

  • Panela de inox : para preparar arroz, massas, ovos mexidos, legumes sauteados ou a vapor, sopas.
  • Frigideira de ferro fundido: para grelhar carnes e legumes a alta temperatura. Eu sei, elas não são baratas, mas uma ou duas delas são suficientes e duram para a vida toda!

E as panelas de cerâmica? Elas não libertam fumos tóxicos com o superaquecimento. O que acontece, na minha opinião, é que ela perde a capacidade antiaderente muito rápido se usadas em alta temperatura. Não é à toa que os fabricantes recomendam usá-las apenas em lume brando e moderado.

Se caso você ainda prefira manter as panelas antiaderentes em casa, a regra de ouro é manter o lume brando ou moderado. Além disso, não utilize utensílios de metal que podem arranhar a superfície da panela, preferindo os utensílios de madeira. Invista em panelas de boa qualidade que geralmente são mais pesadas evitando assim o superaquecimento. Panelas muito baratas descascam a superfície muito mais rápido. Evite guardar uma panela em cima da outra, pois assim elas podem ficar arranhadas. Colocar um pedaço de papel no fundo da panela pode evitar que ela seja danificada pela outra panela que fica em cima. E mais, aprenda a desfazer da panela quando ela se arranha e começa a descascar. Eu sei, temos as nossas panelas preferidas… mas outras virão!