Açafrão-das-índias, super defesa para as nossas crianças!

O açafrão-das-índias (turmeric, em inglês) ou açafrão-da-terra é uma raiz da família do gengibre que tem como ingrediente activo a “curcuma”, uma substância muito estudada devido as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim, a curcuma pode ter um efeito benéfico no tratamento do Alzheimer, na artrite e cancro (cancer).

O açafrão-das-índias não deve ser confundido com o açafrão, de cor avermelhada que é extraído de uma flor. Este açafrão avermelhado é caríssimo e raramente encontrado para venda. O que temos no mercado como corante avermelhado geralmente é composto de uma mistura de especiarias. O açafrão também tem muitas propriedades benéficas para a saúde, assim como o açafrão-das-índias.

Já que o açafrão é inacessível para o consumo do dia-a-dia, o uso do açafrão-das-indias é muito importante do pronto de vista nutricional. O uso do açafrão-das-índias sob a forma de raiz é muito mais rico nutricionalmente do que a forma comprada em pó. O pó já foi processado e assim perde-se boa parte das propriedades. Assim, ao adicionar algumas rodelas da raiz ao arroz, às sopas e mesmo aos batidos (vitaminas) enriquecemos o nosso prato com elementos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ele tem um gosto acentuado, mas não é picante. Assim as crianças não costumam ter dificuldade em comê-lo misturado por exemplo ao creme de legumes. Assim, estamos adicionando substâncias que melhoram a defesa natural das nossas crianças, além de muito sabor. Experimente!